O Menino Nemo na Terra dos Sonhos #129: Deus Ex Machina

Little Nemo in Slumberland, criado por Winsor McCay; Tira publicada originalmente no dia 29 de março de 1908 no New York Herald. Clique na imagem para visualizar no issuu.

Depois de sair do Salão da Confusão, Nemo chega a uma cidade devastada e recebe (sem absolutamente nenhum motivo que não a vontade do desenhista) um bastão de desejos que promete usar para resolver os problemas dos pobres e oprimidos.

Deus Ex Machina é um termo usado no teatro Grego (e o nome de uma HQ) para se referir ao deus que vem da máquina, um deus que era erguido no palco com o auxílio de um guindaste (máquina) e que resolvia todas as pontas soltas da trama magicamente. O nome termo ficou dançando na minha cabeça enquanto eu fazia esta tradução graças ao inesperado segundo quadrinho desta página.

Também tive que resistir com todas as forças para não colocar “sigam-me os bons” no balão de fala do Nemo no penúltimo quadrinho.

Preparem-se pois a estada de Nemo como “messias” não acaba aí.

Cliquem aqui para baixar esta página.

Anúncios

2 respostas em “O Menino Nemo na Terra dos Sonhos #129: Deus Ex Machina

  1. Me lembro de ter lido este arco em inglês e é como você disse, Nemo se torna um messias para aquelas pessoas oprimidas, imagino que na Nova Iorque daquela época, problemas como a falta de comida e a pobreza eram bastante comuns.

    • Eu não sei exatamente, mas imagino que até hoje os arredores de Nova Iorque sejam bastante tumultuados. Muita gente ficou muito mal por exemplo com o incidente recende do Sandy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s