O Menino Nemo na Terra dos Sonhos #160: Fermento Branco

Little Nemo in Slumberland, criado por Winsor McCay; Tira publicada originalmente no dia 01 de novembro de 1908 no New York Herald. Clique na imagem para visualizar no issuu.

Um resquício da relação ”branco-afroamericano” do início do século XX nos EUA, onde os negros ainda eram submissos aos brancos e submetidos a uma situação de semiescravidão onde estes quase que em totalidade desempenhavam trabalhos relativos a alguma forma de servidão. Naturalmente a tira não é nenhum atentado racista, apenas material de valor histórico sobre uma época em que os seres humanos, de forma geral, eram um pouco mais estúpidos por razões que destoam das que nos fazem estúpidos hoje em dia.

Clique aqui para baixar esta página.

Anúncios

2 respostas em “O Menino Nemo na Terra dos Sonhos #160: Fermento Branco

  1. É verdade, o McCay desenhou algumas vezes os negros em situações como essa aí, não só em Little Nemo mas em outras tiras também, neste em específico a empregada fica nervosa não só pelo fermento estar fora de controle mas por temer por seu emprego e jura que fez um bom trabalho e tal, ver um material assim hoje é bem desconfortável mas na época era ‘normal’, não se pode culpar o passado por isso.Pra ver como demora para que a humanidade evolua certos conceitos, na arte pode se dizer o mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s